Campanha Inspiradora: Samsung - Hearing Hands


   A publicidade é uma grande ferramenta de venda e promoção e é fato também que ela exerce poder de influência sobre seus consumidores. Agora imagine usar esse poder para incentivar ações com capacidade de gerar impacto social. 
    Não é de hoje que vemos marcas atrelando sua imagem à ações sociais e campanhas de incentivo a esses assuntos. A Brastemp é um exemplo, com “O dia em que um sorriso parou São Paulo”, e a Kibon com a “Corrente da Felicidade”.
    A Samsung se juntou ao time promovendo seu call center para deficientes auditivos com uma ação desenvolvida em conjunto com toda uma comunidade. A marca foi até um bairro de Istambul, na Turquia, onde mora o deficiente auditivo Muharrem e o objetivo deles era dar a ele um dia sem barreiras. Eles levaram um mês inteiro de preparação, ensinando linguagem de sinais a todos os moradores do bairro e instalando câmeras escondidas por todo o lugar. Um certo dia, Muharrem e sua irmã saíram de casa para sua rotina diária e então foram surpreendidos por estranhos cumprimentando-os e comunicando-se com eles através da língua de sinais.  A reação de Muharrem é emocionante: a princípio de espanto, e, ao final, de muita comoção.
     A Samsung teve como posicionamento o sonho de um mundo sem barreiras e tornou isso realidade para Muharrem por, pelo menos, um dia, onde ele pôde se comunicar e ser entendido. 
     A campanha levanta uma questão importante sobre as dificuldades vividas diariamente por deficientes que precisam se adequar à sociedade. Imagina como foi pra Muharrem saber que tanta gente estava disposta a aprender a se comunicar com ele de uma forma que ele entenderia? 
           O vídeo foi lançado em 2014 na internet e, em poucas semanas, teve um resultado expressivo alcançando milhões de acessos. Confira a campanha no vídeo abaixo:
    Que possa nos servir de inspiração para pensarmos no próximo, e que nos ajude na busca de ser melhor a cada dia.
Um beijo e até a próxima,

Comentários

Postagens mais visitadas