Livro: Apenas um Dia e Apenas um Ano



Você acredita em destino? Eu, particularmente, prefiro pensar em tudo como um plano de Deus. Essa trilogia da Gayle Forman (autora de Se Eu Ficar e Pra Onde Ela Foi) trata justamente disso. Você vai conhecer a história de Alysson e Willem, duas pessoas completamente diferentes, que vivem em dois continentes diferentes e, por acaso, se encontram na vida. Ela, recatada, estudiosa, rotineira, chata. Ele, aventureiro, ator, mochileiro, livre. Um dia, eles se encontram, e esse encontro tem um impacto enorme na vida de ambos.

Em "Apenas um Dia", Alysson narra a história. Vivenciamos o encontro dos dois, o dia de conto de fadas que eles passam juntos em Paris, todas as dúvidas e questionamentos que permeiam a mente de Alysson e ficamos com um ponto de interrogação enorme na cabeça sobre o misterioso Willem de Ruite. A história progride e nós acompanhamos o ano de Alysson e todo o efeito que esse único dia teve na vida dessa estudante de medicina. 

Em "Apenas um Ano", quem narra a história é Willem. Aqui, todas as lacunas são preenchidas. Acompanhamos a história de Willem, a visão dele sobre o encontro, o que realmente aconteceu com ele naquele dia, a busca dele por "Lulu" e como foi seu ano após o marcante evento. Tudo o que o primeiro livro não diz sobre ele, esse revela, e é surpreendente.  

      
       


É agoniante a sensação de "tão perto, tão longe" que você tem lendo o segundo livro, sabendo que Alysson e Willem em alguns momentos estavam no mesmo lugar, na mesma hora e ainda sim, conseguiam se perder um do outro. Isso reforça ainda mais a sensação "destino", ou algo parecido. Como se tudo cooperasse para que fosse daquela forma exata como ocorreu. Dá vontade de gritar pra Alysson olhar pra trás, correr até lá, virar ali e coisas do tipo. Eu gostei de uma frase que diz: "o livro mostra que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro". E, definitivamente, mostra que aquilo que procuramos, muitas vezes está mais próximo do que imaginamos.

O último livro, "Apenas uma Noite", ainda não foi lançado, o que eu não vejo a hora que aconteça. 
Conheci a Gayle lendo "Se eu ficar", e me apaixonei pela escrita dela, apesar de gostar de "Pra Onde Ela Foi" muito mais do que o primeiro.

Então, prepare o seu café, capuccino, chá, e boa leitura ;)





Um beijo, e até a próxima ;*


Comentários

Postagens mais visitadas