Nephtali: Uma animação sobre bailarina

Nephtali, 2015 por Glen Keane


    Não é de hoje que a dança tem sido fonte de inspiração para artistas de diversas áreas. Isso porque as linhas simétricas, a leveza dos movimentos e a sensação da capacidade de voar exalam poesia que já foram transformadas em sessões fotográficas, desfiles de moda, filmes, pinturas, entre outros.

    Dessa vez, foi um animador da Disney que se inspirou pela delicadeza da bailarina. Glen Keane, responsável pela criação de personagens como Pocahontas, Tarzan, Aladim, entre outros, criou "Nephtali", um lindo curta-metragem sobre a vida de uma bailarina cuja sua graça é comparada a de um cervo.  A produção faz parte de um projeto chamado 3e Scène (ou 3º Palco) de Benjamim Millepied, diretor de dança do Paris Opera.

    O nome do filme faz referência à benção de Jacó e ao Salmos 42,passagem bíblica que se relaciona com a história do curta. Assista o making of e o curta completo abaixo:



     Conheça o salmo que inspirou o filme:

    "Como a corça suspira pelas correntes de águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? As minhas lágrimas em sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: o teu Deus, onde está? Lembro-me destas coisas - e dentro de mim se derrama a alma - de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu." (Salmos 42: 1-5)

      Esse vídeo me fascina todas as vezes que o assisto, ainda mais relacionando com essa passagem. Espero que tenha te servido de inspiração. 

Um beijo e até a próxima ;*


Comentários

Postagens mais visitadas